Semana da Luta Antimanicomial do CAPS tem abertura oficial na Câmara Municipal
Teve início nesta segunda-feira, 12 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial em Matias Barbosa, que segue até o dia 16 com o tema “Minha Liberdade Tem Cor”. O movimento é marcado pela defesa dos direitos das pessoas em sofrimento mental e busca promover a inclusão, o cuidado em liberdade e o respeito à dignidade humana. A abertura oficial da programação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais, trabalhadores da saúde, usuários do CAPS I, familiares, estudantes e professores da Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro.
O evento contou com a presença da Presidente Câmara, vereadora Soninha Vieira, o vice-prefeito Dimitrius Vargas, a primeira-dama Elcimar Domingos, a diretora do Departamento de Promoção Social, Simone Gilberto e a secretária municipal de Saúde, Luisa Helena, que destacaram a relevância do trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial e elogiaram o comprometimento dos profissionais da unidade. A coordenadora do CAPS I, Arlete Genervam, enfatizou a importância dos cuidados contínuos com a saúde mental e os impactos positivos das ações do CAPS na vida dos usuários e de suas famílias.
A programação da Semana da Luta Antimanicomial segue até sexta-feira com atividades que incluem rodas de conversa, oficinas de arte, passeios e uma passeata pelas ruas da cidade, que culminará em um ato público na Praça Central, reforçando a importância do cuidado humanizado e da construção de uma sociedade mais acolhedora. A ação se une a um movimento nacional em defesa de uma saúde mental livre de preconceitos, promovendo espaços de escuta, expressão e cidadania para todos.