Câmara e Prefeitura realizam evento em alusão à campanha do Outubro Rosa
A Câmara e Prefeitura Municipal se juntaram na manhã desta sexta-feira, 24, em prol do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Palestras sobre saúde da mulher, momentos de beleza, aferição de pressão e glicemia e um delicioso café da manhã fizeram parte do evento que reuniu dezenas de mulheres matienses.
A presidente da Câmara, Soninha Vieira, abriu o evento reforçando que Outubro Rosa é um chamado à conscientização e um lembrete de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama salvam vidas. “Cada mulher que enfrenta essa luta precisa de uma rede de apoio, de carinho e de informação”, ressaltou.
O vice-prefeito, Dimitrius Vargas, também reforçou, através de relatos pessoais, a importância do diagnóstico precoce. Já a Diretora de Saúde de Matias Barbosa, Luiza Helena Menezes de Souza ressaltou o compromisso do município em promover saúde, acolhimento e diálogo através dos Postos de Saúde da Família (PSFs).
A manhã começou com as falas das enfermeiras Lígia Assis e Vitória Santos, que abordaram a importância do autoexame e como os PSFs estão preparados para receber e identificar os sintomas. Seguida pelas palestras da nutricionista Kátia dos Reis, que falou sobre “Nutrição e Saúde da Mulher”, Francinete Moraes e Tatiana Moraes, que apresentaram o tema “Cuidados Pessoais”, Marjory Gonçalves, com a temática “Estética e Saúde da Mulher”. Para finalizar, os presentes puderam ouvir o emocionante relato de Vanderleia de Souza, paciente oncológica.
A programação contou ainda contou ainda com atividades de beleza realizadas pela equipe da Embelleze - com serviços de cabelo, esmaltação e sobrancelhas, cuidados de saúde com aferição de pressão arterial e glicemia, realizados pelo Departamento de Saúde e um sorteio de brindes, com itens doados por diversos parceiros do município.