Você está aqui: Página Inicial / Parlamento Jovem chega em sua etapa regional

Parlamento Jovem chega em sua etapa regional

por freisv — publicado 21/08/2017 19h39, última modificação 11/02/2020 15h34
Conheça as propostas aprovadas e que seguirão para a próxima etapa, em Belo Horizonte

Os participantes do Parlamento Jovem 2017 de Matias Barbosa (cidade sede do polo), Carandaí, Juiz de Fora, Leopoldina, Madre de Deus de Minas, Olaria, Rio Preto e Santos Dumont, cidades integrantes do polo Zona da Mata I do PJ, realizaram a Plenária Regional na última sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Matias Barbosa.

A reunião definiu seis propostas sobre Educação Política nas escolas, duas dentro de cada subtema, além de uma nova proposta, que irão para a Plenária Estadual, mês que vem, em Belo Horizonte.

Confira!

SUBTEMA 01 – Educação política e currículo
Inserir no currículo escolar, fundamental II e médio, a disciplina de sócio-política com matérias de Direito Eleitoral, Constitucional e do Consumidor superficialmente com uma aula semanal recreativa e tradicional com professor docente na área. Tal medida visa, além do pensamento crítico, o reconhecimento da política como premissa de uma vida cidadã.

Implementar ao currículo aulas práticas que influenciem o uso de recursos tecnológicos oferecidos pelo MEC com melhor aproveitamento para matérias de maior abstração, bimestralmente pré-definida.

SUBTEMA 02 – Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens
Acrescentar projetos que tragam profissionais das mais diversas áreas de atuação para um debate sobre suas profissões, bem como: visitas guiadas por empresas locais para conhecer as atividades que são desenvolvidas nos comércios locais, e auxílio de um psicólogo para orientação vocacional.

Que bimestralmente, nas escolas, um dia letivo seja destinado a realização de rodas de conversa, oficinas e gincanas envolvendo toda a comunidade escolar, sociedade e os poderes públicos focados nas demandas da sociedade.

SUBTEMA 03 - Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas

Realizar convênio privado ou público com a secretaria de cultura, para criar uma bolsa incentivo, onde os alunos que tenham sido convocados para uma equipe (dança, musica, arte e esporte) de destaque maior, tenham oportunidade de desenvolver seu talento.

Tornar obrigatório um psicólogo nas escolas, com o objetivo de solucionar conflitos entre alunos, professores, funcionários e familiares. Também auxiliar nas questões psicológicas do aluno em relação a vestibulares, concursos e na sua orientação profissional.

PROPOSTA NOVA

Promover uma aula semanal que vise modificar o pensamento negativo sobre a política devido ao que estamos vivendo perante a sociedade.