Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Publicações / Banco de Notícias / COMISSÕES PERMANENTES SÃO FORMADAS NA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA

COMISSÕES PERMANENTES SÃO FORMADAS NA PRIMEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA

por freisv — publicado 20/01/2021 02h10, última modificação 20/01/2021 02h50

As Comissões Permanentes são órgãos técnicos formados por três vereadores que analisam as matérias em tramitação na Casa e emitem pareceres, que podem ser favoráveis ou contrários, antes de o assunto ser levado ao Plenário para votação. São o espaço inicial de debate e votação dos projetos.

Com exceção do Presidente da Câmara, que, como determina o Regimento Interno da Câmara, não integra nenhuma Comissão Permanente, cada vereador pode participar efetivamente apenas de duas comissões e a formação dessas comissões será reformulada no próximo biênio.

Na primeira reunião ordinária da nova Legislatura da Câmara (04/01), os vereadores definiram a composição das três Comissões:

Comissão de Legislação Justiça e Redação (CLJR)

Presidente: José Carlos de Souza Paschoa

Secretário: Weley Rodrigues da Silva

Relator: Otávio Júlio Gonçalves Filho

Suplentes: João Felipe da Silva, Diego Damasceno Milioni e Leonel Geraldo dos Santos

As reuniões acontecem toda terça-feira às 15h.

Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (CFOTC)

Presidente: Sônia Maria Vieira da Cunha Pinheiro

Secretário: Julimar de Assis Souza

Relator: Diego Damasceno Milioni

Suplentes: Leonel Geraldo dos Santos, Otávio Júlio Gonçalves Filho e José Carlos de Souza Paschoa

As reuniões acontecem toda segunda-feira às 17h30.

Presidente: Weley Rodrigues da Silva

Secretário: João Felipe da Silva

Relator: Leonel Geraldo dos Santos

Suplentes: Sônia Maria Vieira da Cunha Pinheiro, Julimar de Assis Souza e Diego Damasceno Milioni

As reuniões acontecem toda segunda-feira às 17h.

O PAPEL DAS COMISSÕES Todos os projetos passam pela Comissão de Legislação Justiça e Redação (CLJR). Ela é a mais importante, pois é nela que se avalia se o projeto está de acordo com a legislação.

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (CFOTC) analisa todos os projetos de ordem financeira, tributária ou orçamentária. Em linhas gerais, projetos que tenham impacto econômico nos cofres públicos e alterem a receita ou a despesa do município.

Por último, a Comissão de Serviços e Políticas Públicas Municipais, Urbanismo e Cidadania (CSPPMUC) manifesta-se sobre projetos de urbanização, realização de obras públicas, edificações, regulação do comércio, transporte coletivo, e matérias que digam respeito à educação, cultura, saúde, meio ambiente e bem-estar social, por exemplo.

Além das Comissões Permanentes, a Câmara possui Comissões Temporárias subdivididas em: Comissões Especiais de Estudo e de Representação, Comissões Parlamentares de Inquérito e Comissões Processantes.