Câmara de Matias Barbosa homenageia as sete mulheres que marcaram sua história legislativa

por Alice Costa publicado 25/09/2025 15h30, última modificação 25/09/2025 15h30

A noite desta quarta-feira, 24, foi marcada por um momento histórico na Câmara Municipal de Matias Barbosa: a homenagem às sete únicas mulheres que ocuparam o cargo de vereadoras em mais de 100 anos de história do Legislativo. O evento reuniu vereadores, autoridades, familiares e amigos para o lançamento de um documentário, que narra a trajetória política e pessoal de cada uma delas.

As ex-vereadoras Alaíde Honório Pacheco, Engrácia Aparecida Gonçalves Santos, Maria Aparecida Reis e Rita Edite de Oliveira, bem como as vereadoras em exercício Maria Geralda Soares e Sônia Maria Vieira da Cunha Pinheiro, compartilharam suas experiências e receberam buquês de rosas das mãos dos vereadores, como gesto de reconhecimento e respeito. A ex-vereadora Priscila Fernanda Nery de Souza Rocha, que não pôde comparecer, também foi homenageada.

Intitulado “Sete vozes: a história da mulher na Câmara de Matias Barbosa”, o documentário produzido pela equipe da Câmara, tem como propósito resgatar e eternizar a contribuição dessas sete mulheres, constituindo-se, ao mesmo tempo, em homenagem e registro histórico da participação feminina na política local.

O vice-presidente da Casa, vereador Tavinho da Saúde, que presidiu a sessão, ressaltou a relevância da solenidade, especialmente por acontecer em um momento simbólico: após mais de um século, a Câmara é presidida por uma mulher, a vereadora Soninha Vieira.
“Deixo registrado o nosso reconhecimento, nosso respeito e nossa admiração. Que esta homenagem não seja apenas simbólica, mas que se traduza em mais espaço, mais voz e mais apoio às mulheres na política”, destacou o parlamentar.